Com apoio de sistemas e equipamentos inteligentes, terminal garante eficiência dos serviços e segurança da equipe durante a pandemia
Com serviços essenciais para o abastecimento da população brasileira, o Tecon Rio Grande (RS) não parou, e a tecnologia tem sido uma importante aliada da Wilson Sons neste período de pandemia. O terminal faz uso de equipamentos automatizados, sistema colaborativos em nuvem e outras inovações para manter ativos 100% dos seus serviços, sem descuidar da segurança das equipes e da qualidade nas atividades.
Um dos sistemas mais importantes para planejamento de carga, o Navis N4, foi implantado pelo terminal em 2017 e, desde então, tem apresentado significativos ganhos em produtividade. Este ano, com o avanço do novo coronavírus, a plataforma foi adaptada para acesso remoto. “O acesso remoto da ferramenta foi um sucesso. Isso possibilitou reduzir o número de pessoas na sala de controle operacional, quando a quarentena começou”, conta o diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti.
Nos últimos três anos, a Wilson Sons fez investimentos em novos equipamentos, tecnologia e treinamento de equipe. “Essas tecnologias tornam os processos mais automáticos, com menos intervenção manual, o que garante maior segurança para os nossos profissionais. Foram estes investimentos, em anos anteriores, que permitiram uma adaptação rápida ao trabalho remoto neste período desafiador”, explica Paulo Bertinetti.
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Além do Navis N4, o terminal conta também com sistemas como o Xvela, plataforma em nuvem colaborativa que permite aos terminais portuários e aos armadores acompanharem a operação do navio em tempo real, e o Sigga, capaz de controlar e acompanhar serviços de manutenção em tempo real.
Para maior eficiência e segurança na chegada e saída das cargas, em 2014, o terminal automatizou seus gates. Isso permite que o caminhoneiro realize a entrada em menos de 30 segundos e conclua todo o processo de entrega em até 10 minutos, com a carga toda escaneada.
Para atendimento dos clientes, a plataforma Teconline foi totalmente remodelada em 2020, dando mais agilidade para consulta de cargas, agendamentos e janelas de atracação, entre outros serviços. A ferramenta também disponibiliza o Pagamento Eletrônico, que permite ao cliente verificar os serviços prestados, emitir boletos eletrônicos, realizar pagamentos via homebanking, além de receber a NFS-e e agendar a retirada da sua carga, tudo on-line. O terminal conta ainda com a plataforma de controle de atendimento ZenDesk, que facilita o contato em caso de dúvidas.
De procedimentos administrativos e comerciais aos relacionados à operação do pátio, a automação é um evento irreversível, avalia o diretor-presidente do Tecon Rio Grande: “Com a pandemia muitos processos se aceleraram. Todas essas mudanças nos levam a entender que o mundo do trabalho passa a ser mais colaborativo. Essas tecnologias que vão trazer mais segurança e transparência”.
Com mais de 20 anos, o Tecon Rio Grande é um dos mais importantes terminais de contêineres da América Latina. Opera as principais linhas de navegação que escalam o país e atende a cerca de três mil importadores e exportadores, tendo se tornado fundamental para o desenvolvimento econômico do estado do Rio Grande do Sul.
Assessoria de Imprensa
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Fonte: cargonews.com.br