Os negócios de exportação e importação são uma ótima oportunidade de crescimento de horizontes para as empresas no Brasil, porém, para quem não entende de comércio exterior isso pode ser uma burocracia.
Realizar os procedimentos sem ter alguém que saiba sobre o assunto faz com que muitas indústrias fechem as portas para o comércio internacional, pois ao invés de ser algo lucrativo, acaba sendo caro e se tornando um prejuízo.
Sem dúvidas o mercado é competitivo, mas isso não é motivo de desanimo. Quando o produto ou serviço é de qualidade e as pessoas certas estão cuidando dos trâmites, é sucesso garantido. É necessário entender que existem prazos e preços, e isso pode afetar o valor final.
É preciso pensar em fatores grandes como, negociar a taxa do câmbio, estudar e realizar o fechamento da melhor forma de transporte e escolher o despachante correto.
Mas há outros pequenos e importantes pontos:
-Qual é o dead line do seu projeto?
-Qual é o free time do seu container?
-O seu frete negociado está competitivo? É a melhor opção para a sua operação?
-Quem está realizando o fechamento dos custos?
-O seu preço de venda está levando em consideração todos os custos incidentes na operação?
Uma carga parada no porto pode ter cobrança de demurrage. Um dia de diferença, pode ter cobrança extra de armazenagem. Um frete acima do valor esperado, impacta no valor dos impostos pagos na importação.
E nem preciso dizer que se a sua empresa está vendendo um produto sem levar em considerações os custos reais, a sua margem de lucro estimada está sendo muito prejudicada.
O que é fazer a Gestão do Comércio exterior?
No trabalho de Gestão é importante considerar vários fatores, composto pelas siglas MCPLF que significa:
Mercado
Custo
Pedido
Liberação
Fechamento
Portanto, trabalhar com comércio exterior tem os seus diversos benefícios, mas o dia a dia pode ser complicado para quem não está familiarizado com as operações. E qualquer passo errado, pode gerar custos extras, então é importante fazer a gestão das operações.
Então comece agora mesmo a gestão das suas operações de comércio exterior.

https://www.instagram.com/mattawalcher/
Possui graduação em Administração de Empresas com Ênfase em Comercio Exterior pela Faculdade Anglo Latino (2004), pós-graduada em Gestão Empresarial, pelo Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade (2008), MBA em Logística Internacional, pela UNIP (2011), Mestre em Administração de Empresas, pela UNIFACCAMP Centro Universitário Campo Limpo Paulista (2015) e MBA em Marketing, pela UNIP (2018).
Em 1998, iniciou no comércio exterior trabalhando na qual ficou por 16 anos e Assessoria Aduaneira na qual tive oportunidade de realizar desembaraço aduaneiro de exportação e importação, depois migrou para operações de Trading, Agenciamento de Carga marítima de exportação e Comercial de Operações de Comércio Exterior, totalizando 22 anos de carreira profissional neste ano de 2020 .
Em 2008, iniciou na docência superior, lecionando disciplinas nas áreas de comércio exterior, logística, administração e marketing, em faculdades de São Paulo. Desde 2011 realizar treinamento corporativo.
Em 2010, iniciou hábito de escrever Artigos voltados para áreas de atuação profissional e acadêmica que proporcionou a atividade de Palestra para todos os públicos de qualquer tamanho em unidade. Em 2019 realizou lançamento do primeiro Livro: Tópicos de Logística pela Editora Clube do Autor.
Te aguardo na próxima terça-feira!
O post Porque fazer o controle da gestão dos processos no comércio exterior? apareceu primeiro em CargoNews.
Fonte: cargonews.com.br